Pesquisar

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Economia Brasileira

Podemos afirmar que a Economia Brasileira teve como primeira atividade a extração de madeira, o pau Brasil, que era retirado de nossas matas e levados para a Europa. Nesse período extrativista, foram também retiradas da Amazônia, grandes quantidades de drogas, ou ervas medicinais, transferidas aos laboratórios europeus. Este seria o primeiro ciclo econômico do Brasil Colônia. O segundo ciclo de nossa economia surgiu já em um setor produtivo, a agricultura. Numa estrutura latifundiária, surgiram grandes lavouras de cana de açúcar, numa produção escravista.
Praticamente junto com a cultura da cana de açúcar, começou a atividade criatória, que levou o povoamento do Litoral até o interior do país com uma mensagem de vida, em um sistema extensivo e em grandes latifúndios que sustentava a estrutura agrária. Com as chamadas Entradas e Bandeiras, os bandeirantes vasculharam o interior do país, em busca de ouro, prata, pedras preciosas e outras preciosidades. Como numa brincadeira sem noção, os bandeirantes, nesse processo de mineração, acabaram desenvolvendo o comércio entre cidades vilas e povoados por onde eles atuavam, criando assim, meio sem querer, uma das atividades mais importantes de uma economia de mercado, dentro da economia brasileira.
A partir do Século XIX, um outro produto agrícola, fez decolar a nossa economia inclusive aumentando as nossas exportações. Surgiram os barões do café, grandes produtores que acumularam fortuna e prestigio, influindo inclusive, na política interna do país, só contestados pelos mineiros, grandes produtores de leite. Foi à conhecida política do Café com Leite. Com as exportações de grãos de café, a Economia brasileirapassou por um período de euforia econômica que produziu o surgimento de novos empreendimentos no Estado de São Paulo; Neste mesmo período, e até l930, na Amazônia, onde os animais da Amazônia sempre foram motivos de atração, surgiam os seringais, promovendo no norte do país, o ciclo da borracha, produzindo um bom volume de exportações deste produto. A partir de l930, com a ascensão de Getulio Vargas ao poder, as coisas mudaram na economia brasileira. As empresas pedem dinheiro ao Governo, o que facilitou o desenvolvimento de nossa economia.
A partir dos governos de Getulio Vargas, JK e dos governos militares, principalmente do governo JK a industrialização do país, deu um novo rumo à economia brasileira, que investiu alto na indústria automobilística, surgindo inclusive, na década de 60, o primeiro automóvel l00% brasileiro, a Brasília que recebeu este nome em homenagem a nova Capital do Brasil, construída por JK, grande incentivador da indústria e automóveis. Fotos divertidas de carros nacionais começaram a aparecer na imprensa, comemorando a grande conquista da economia brasileira. A consciência de que era preciso desenvolver a industrialização do país tem sido uma realidade dos governos. A partir de JK, houve um grande envolvimento dos poderes constituídos em defesa da industria, que a bem da verdade, já nos governos de Getulio Vargas, foi atacada uma das bases da industrialização; a geração de energia elétrica. Mais tarde, a construção de Itaipu, consolidou o setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário