Pesquisar

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Conceito da Macroeconomia

A macroeconomia pode ser entendida como a ciência que estuda o comportamento da Economia de forma agregada, através da análise de variáveis globais tais como a produção, o rendimento, a procura, o investimento, a poupança, o desemprego, as taxas de juro, as taxas de câmbio ou o nível geral de preços. O nascimento da macroeconomia enquanto ciência dá-se com a publicação da obra verdadeiramente revolucionária e inicialmente polémica "Teoria Geral do emprego, do Juro e do Dinheiro" da autoria de John M. Keynes em 1936. Desde então para cá, muitas têm sido as evoluções da macroeconomia mas as variáveis e instrumentos continuam sensivelmente as mesmas.

Objectivos e instrumentos da macroeconomia
Os principais objectivos da macroeconomia (ou mais especificamente, da política macroeconómica) são de uma forma geral, o produto, o emprego e a estabilidade dos preços:

. Produção: o objectivo final da actividade económica é a produção de produtos e serviços destinados a satisfazer necessidades da população; um dos principais objectivos da política macroeconómica é portanto a obtenção de um elevado nível de produção e um crescimento rápido e sustentado.

. Emprego: o emprego (e o desemprego) é talvez a variável macroeconómica mais sentida pelas populações, daí a grande importância que lhe é dada pelas autoridades estatais, nomeadamente implementando medidas de promoção do emprego e combate ao desemprego involuntário.

. Estabilidade de preços: a instabilidade de preços (por exemplo a existência de taxas de inflação elevada) provoca ineficiências de vária ordem e distorce as decisões económicas dos agentes económicos, daí o facto de este constituir também um importante objectivo macroeconómico.

Os principais instrumentos de política macroeconómica utilizados para atingir os objectivos apresentados antes são a política monetária e a política orçamental. No caso da política monetária são utilizados instrumentos que permitem controlar a oferta de moeda e, por essa via, influenciar as taxas de juro praticadas no mercado. Quanto à política orçamental, são utilizados os dois instrumentos orçamentais controlados pelo Estado, nomeadamente a despesa pública e os impostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário