Pesquisar

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dicas para investir na bolsa.

Se você é um investidor agressivo, siga algumas dicas para investir na bolsa de valores. 
1. COM AÇÕES, NÃO VENDA 

Aproveite a baixa nos preços para aumentar sua carteira. A compra deve ser feita aos poucos e durar enquanto os preços estiverem em queda livre. A idéia é formar um valor médio baixo, que garantirá lucros significativos assim que a situação do mercado se estabilizar.


2. TROQUE A COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA QUE JÁ POSSUI
Venda papéis de empresas ou setores que diminuíram a atratividade e compre outros mais promissores. Uma dica é investir nas small caps (empresas pequenas), que em geral são mais penalizadas em momentos de crise e podem oferecer boas oportunidades de lucro para quem pensa no longo prazo. A sugestão dos analistas é olhar para as companhias fornecedoras de produtos e serviços para grandes empresas.


3. COMPRE PAPÉIS DE EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO
Apesar da queda dos preços das commodities, os analistas apostam no crescimento da safra e sugerem que o foco seja as empresas envolvidas com a expansão da produção, e não com a venda final dos produtos. Por exemplo, as companhias de fertilizantes.
4. INVISTA EM BLUE CHIPS
As blue chips são as ações de maior liquidez na bolsa, como Petrobras, por exemplo. Analistas avaliam que boa parte das vendas recentes desses papéis decorreu de uma necessidade que os investidores, principalmente os estrangeiros, tiveram de fazer caixa para cobrir prejuízos registrados em outros mercados. A perspectiva é que os preços comecem a se recuperar logo que a situação macroeconômica der sinais de melhora.


5. VENDA OPÇÕES
Nessa operação define-se um preço e um prazo para o negócio ser efetuado. O comprador da opção paga um prêmio e fica com o direito de adquirir a ação ao preço definido no contrato, em data futura. Se o preço do papel cair e na data do exercício estiver menor do que o valor estipulado no contrato, o comprador da opção desiste do negócio e você lucra o prêmio. Se a ação subir, o comprador terá direito de adquirir o papel pelo preço contratado, inferior ao de mercado. Você embolsa o prêmio, mas perde no valor da ação, quer você a tenha em mãos, quer precise comprá-la no mercado para entregar.


6. ALUGUE AS AÇÕES PARA UM ESPECULADOR
Enquanto você espera o mercado se recuperar, é possível obter uma taxa de juros prefixada e determinada pelas condições de mercado alugando os papéis por um prazo definido — 60 dias é o mais comum. Você não vai perder o direito ao recebimento de lucros, ainda que eles venham a ser pagos no período em que as ações estiveram alugadas. Os especialistas não recomendam essa operação para os investidores inexperientes.


7. ALUGUE AÇÕES PARA VOCÊ 
Se você não tem ações e acredita que a bolsa vai cair, é possível alugar os papéis de um investidor de longo prazo. A estratégia consiste em vender os papéis alugados no mercado e esperar o preço cair. Aí você recompra os papéis por valor menor e devolve ao dono. Para obter lucro, a diferença entre o preço de venda e o de recompra tem de garantir o pagamento dos custos da operação, a taxa de juros acertada com o dono dos papéis e um lucro que você considere compensador. O término da operação é você quem determina, dentro do limite predefinido com o proprietário das ações — em geral, 60 dias. A taxa de juros paga é proporcional ao tempo do aluguel. O risco é a ação subir. Nesse caso, você terá o prejuízo da alta do papel e da taxa de juros a pagar pelo aluguel.

Contabilidade show

Contabilidade show

5 filmes inspiradores para jovens empresários.

     Confira 5 filmes com lições importantes para jovens empreendedores em busca do sucesso.


A Rede Social (2010)

A Rede Social, um polêmico retrato do criador de um dos mais bem-sucedidos serviços online da atualidade, o Facebook. O filme mostra a trajetória do tímido programador Mark Zuckerberg para fazer da sua rede social, criada em um quatro de dormitório em Harvard, um fenômeno global.
Exageros da ficção à parte, o filme pinta um quadro interessante de como um “geek” de 20 e poucos anos se transformou no mais jovem bilionário do mundo. Disputas por propriedade intelectual, brigas entre sócios e a busca por um investidor fazem parte da trama – e da realidade de muitos dos jovens empresários que começam um negócio.
e-Dreams (2001)
e-Dreams é um retrato dos altos e baixos da era das ponto.com. O documentário conta a história da ascensão e queda da loja de conveniência online Kozmo.com, que usava entregadores equipados com bicicletas para levar os pedidos à casa dos internautas.
O filme segue a trajetória dos investidores americanos de origem coreana Joseph Park e Yong Kang, que com 20 e poucos anos abriram a empresa em um pequeno depósito, com meia dúzia de funcionários. Em um ano, eles chegaram a ter 3 mil funcionários e atendiam 11 cidades, atraindo 250 milhões de dólares em investimentos. A Kozmo.com se preparava para abrir o capital quando a bolha da internet estourou, em abril de 2000. e-Dreams é um importante alerta contra o deslumbramento com os mercados emergentes.
Startup.com (2001)
Os amigos Kaleil Isaza Tuzman e Tom Herman têm um sonho em comum desde a adolescência: criar sua própria empresa ponto.com e ficar ricos. Com 20 e poucos anos, eles finalmente têm a ideia que pode mudar seus destinos: um sistema que vai revolucionar a forma como as prefeituras processam multas de trânsito. Assim nasce a GovWorks.com.
Esta é a trama de Startup.com, mais um documentário que acompanha a criação de uma empresa de internet passa a passo até o estouro da bolha. O filme mostra como uma parceria de negócios pode afetar uma amizade de longa data e retrata ainda os desafios de levantar dinheiro para uma ideia que praticamente ainda não saiu do papel.
O Triunfo dos Nerds (1996)
Eles são os pioneiros do fenômeno que transformou empresas de garagem – literalmente – em impérios bilionários. O Triunfo dos Nerds conta a história da revolução da computação pessoal, que aconteceu nos anos 1970 e 1980.
O documentário revela os bastidores de eventos que mudaram a história da humanidade – como o lançamento do Apple II e a criação da Microsoft – e apresenta as figuras que os protagonizaram – jovens extremamente talentosos e totalmente amadores, que inventaram uma indústria. Acompanhe a trajetória de Bill Gates, Steve Jobs e companhia e entenda como os nerds conquistaram o mundo.
O Segredo do Meu Sucesso (1987)
Brantley Foster é um jovem talentoso vindo do Kansas que decide tentar uma carreira em Nova York. Quando chega à grande maçã, descobre que as coisas não são tão simples quanto parecem. Sem opções, vai trabalhar para o tio Howard Prescott, que comanda uma empresa multimilionária, cuidando do setor de correspondências.
No meio do caminho, ele encontra um atalho: começa a se passar por executivo, sob o nome de Carlton Whitfield. Um clássico da Sessão da Tarde, com pelo menos uma lição importante: atitude é tudo no mundo corporativo.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Conselho Monetário Nacional

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional. Tem como membros o ministro da Fazenda, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, e o presidente do Banco Central do Brasil. O CMN tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito, visando a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econômico e social do país. Dessa forma, exerce atividades essencialmente normativas, estabelecendo regras e diretrizes que devem ser executadas tanto pelo Banco Central, como pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em suas atividades de fiscalização, controle e regulação das instituições financeiras que operam no Brasil e do mercado de capitais. Como exemplo de medidas que afetam diretamente a população, o órgão determina as características das cédulas e moedas brasileiras, autorizou padarias e lotéricas a atuarem como correspondentes bancários e instituiu pacotes de tarifas bancárias como forma de estimular a concorrência entre os bancos.
O órgão responsável pela divulgação das características de moedas comemorativas, como as do PAN 2007, é o CMN.